Descrição
Mel Santa Maria é produzido na região de Barroso mais concretamente no concelho de Montalegre, em Trás-os-Montes. Esta floração encontra-se acima dos 800 metros de altitude. Este mel de qualidade é premiado, medalha de bronze 2016, ouro 2017 e prata em 2018, na categoria de mel biológico.
Actualmente, todo o efectivo do Mel Santa Maria está em produção biológica, o controlo dos apiários, modo de produção, tratamentos efectuados nas abelhas são controlados por uma entidade portuguesa de certificação.
O grande objectivo do Mel Santa Maria passa sempre por produzir mel de elevada qualidade, pois, pretende que o consumidor sinta que verdadeiramente tem a natureza à sua frente, em cada frasco de mel.
Historia
O Mel Santa Maria deu os primeiros passos com o surgimento de um enxame na casa da Quinta do Paranho, em Santa Maria de Émeres, Valpaços, em 1995. Depois de introduzido numa colmeia, o trabalho do enxame foi acompanhado, semanalmente, com muitas horas de observação.
Dependendo da localização, o mel produzido apresenta características diferentes, pois são diferentes os tipos de vegetação onde as abelhas vão recolher os pólenes para a produção do mel. O Mel Santa Maria produz méis mono florais:
Rosmaninho (Lavandula Stoechas)
Urze (Erica Sp.)
Queiró (Erica Umbellata)
Carvalho (Quercus Robur).
Castanheiro (Castanea Sativa)
Detalhes produto
Produtos similares









