Descrição
Apresenta-se moderno com uma coloração rosada muito leve, que lhe advém da Touriga Franca na sua génese. Um olhar mais atento evidencia uma bolha muito fina persistente, que culmina num "colar" perfeito. O nariz revela frescura e jovialidade, com notas vegetais e bastante fruta vermelha fresca. Na boca, apresenta-se fresco, volumoso e redondo, com a explosão da bolha a torna-lo longo e persistente.
88 Pontos, Robert Parker`s Wine Advocate | Agosto 2014
Menção, Champagne and Sparkling Wine World Championships | 2014
16,5 Valores, Revista de Vinhos Nº 299 | Outubro 2014
É no início dos anos 80 do século passado que se inicia a história das Caves Transmontanas. João Carvalho Maia, um apaixonado produtor de vinhos da região do Douro, viajou até à longínqua Napa Valley para melhor se inteirar dos métodos de produção usados nesta histórica região vinícola dos Estados Unidos. Durante a visita, trabalhou nas vindimas da Schramsberg Vineyards, empresa que construiu a partir de Napa Valley uma ampla estrutura dedicada à criação e desenvolvimento de vinhos espumantes de qualidade, de acordo com a mais rigorosa tradição da região de Champagne.
Terminadas as vindimas, o produtor duriense convidou o proprietário Jack Davies, a visitar Portugal para conhecer as potencialidades da região do Douro, de forma a trocar experiências que se viriam a tornar enriquecedoras. Jack Davies passou férias no majestoso cenário de vinhas e vinhedos transmontanos e no imediato percebeu que no Douro existiam condições propícias à produção de vinho para lá do tradicional Porto.
Voltou no ano seguinte, já acompanhado pelos técnicos da sua empresa para realizar micro-vinificações e escolher, de entre três regiões produtoras de vinho (Vinhos Verdes, Bairrada e Douro), qual seria a mais indicada para a criação e desenvolvimento de vinhos espumantes de qualidade a partir das suas castas tradicionais. Durante mais de três anos foram repetidos vários procedimentos técnicos, até que foi encontrada a zona ideal para a produção de espumante: a escolha recaiu em Cimo Corgo, no Douro, uma zona com uma altitude superior a 550 metros. Deste modo, em Junho de 1989 nascem as Caves Transmontanas e o Espumante portugues de elevadissima qualidade.
Detalhes produto
Produtos similares









