Descrição
A variedade “Moscatel de Setúbal” (moscatel graúdo ou de Alexandria, dito internacionalmente), considerada uma das castas mais aomáticas do mundo, tem um aroma muito intenso, a flores de laranjeira, sabor meloso e cheio, que evolui com a idade para notas de frutos secos, passas e café, é a casta Moscatel mais plantada em Portugal concentrada na Península de Setúbal, cujo clima ameno e tipo de terreno permitem a maturação ideal destes bagos.
Esta casta, imprescindível na elaboração do vinho generoso, é contudo também utilizada para enriquecer aromaticamente outros vinhos brancos da região, uma vez que é uma casta primária (marca o paladar e aroma dos vinhos).
A casta Moscatel Galego Roxo cultivada unicamente na região de Setúbal uma casta degenerada do Moscatel Galego Branco, tem um paladar finissimo, apresenta um aroma e sabor seco e complexo mas rico, onde ressaltam as especiarias e compotas de ginja e figo mas tambem frutos secos.
Tem uma produção muito limitada e por isso é menos conhecido a nível externo do que o Moscatel branco de Setúbal mas a sua prova excede as expectativas criadas pelo aroma, chamam-lhe " a quinta essência dos moscatéis".
A Península de Setúbal é uma região de produtos vinícolas de reconhecida qualidade, o Moscatel de Setúbal é um dos vinhos mais premiados desta região, tendo obtido recentemente o primeiro lugar do concurso internacional “Muscats du Monde”.
Em qualquer uma das regiões o Moscatél sabiamente trabalhado faz vinhos fortificados particularmente muito interessantes e complexos.
A maior parte do vinho Moscatél é vendido entre 2 a 5 anos de idade. Apenas uma pequena parte é vendida com 10, 20 ou mais anos de envelhecimento.
Ao selecionar este vinho obterá um vinho Moscatel de Setúbal, com nota de prova de 15,5-16/20 ou 89-90/100 pontos.
As imagens dos produtos são meramente ilustrativas.
História
Moscatel é um dos vinhos generosos mais antigos e famosos do mundo. Em Portugal existem registos da sua existência desde o século XIII mas a sua origem é muito anterior.
A casta Moscatel é originária do Oriente e expandiu-se pelo Mediterrâneo a partir de Alexandria, na época do Império Romano.
Duas regiões de Portugal são famosas pelo Moscatel fortificado e ambas têm ganho vários prémios.
A região de IGP Setúbal (inclui Setúbal DOC e Palmela DOC) para o Moscatel de Setúbal e o Moscatel DOC do Douro.
A Denominação de Origem Controlada de Setúbal e Palmela DOC, na peninsula de Setúbal é uma das mais antigas do país, criada em 1908.
O Moscatel do Douro e de Setúbal compõem o conjunto de vinhos generosos de referência em Portugal e únicos no mundo: Vinho do Porto, Madeira, Carcavelos, Colares e Pico (Açores).Um verdadeiro tesouro bem preservado.
Os Moscatéis de Setúbal são vinhos amadurecidos, por um período mínimo de, aproximadamente, dois anos, com, ou sem, indicação de data de colheita, ou idade, impressa no rótulo.
Existe ainda a designação de "Moscatel Superior", atribuída a vinhos com um mínimo de cinco anos de idade e que tenham obtido uma classificação de qualidade destacada em camara de provadores.Região de Setúbal:

Detalhes produto
Produtos similares









