Descrição
Bacalhau acompanhado de cebola, azeite e sal. Poucos ingredientes que chegam para dar muito sabor a este produto.
Reconhecida pela sua qualidade, a Tricana, Conserveira de Lisboa soube desde há 80 anos fazer a seleção do melhor e mais fresco peixe. Acrescentando em algumas conservas, delicados condimentos que resultam num final perfeito de sabores.
A produção é limitada devido à selecção dos melhores lotes para que a qualidade seja a melhor, no entanto, a variedade é imensa, de peixes e de receitas.
A elevada qualidade trouxe a fama e credibilidade à Conserveira e também a projeção além fronteiras, no mundo das conservas lusitanas, já que devido à sua localização e fama, a maior parte do consumo vem de turistas.
Sobre as conservas de peixe:
»Uma boa conserva não morre dentro da lata, pelo contrário, evolui.
»Uma conserva com um ano está na sua plenitude de absorção de azeite pelo peixe pois é quando a conserva absorve toda a gordura e se torna num bloco uniforme e perfeitamente integrado.
»Os produtos têm uma validade de cinco anos, embora seja um prazo relativo, há produtos que se mantém 10 a 15 anos em excelentes condições, as conservas são como um bom vinho, quanto mais tempo de emnvelhecimento, melhor.
»As latas devem ser viradas de tempos a tempos.
»O interior das conservas deve ser servido sobre pão, nunca sobre tostas, o pão absorve o azeite e complementa o sabor.
»As conservas de peixe são ricas em Omega-3, gorduras polinsaturadas, vitaminas e proteinas, actuando na prevenção de doenças, com claros beneficios para a saúde.
»Um produto muito valorizado, com potencialidades de dieta alimentar recomendável e essenciais para uma refeição prática e nutritiva, ou simplesmente para petiscar e saborear.
História
A Conserveira de Lisboa registou a marca Tricana em 1942.
A sua qualidade é indiscutível e caracteriza-se por oferecer uma gama de peixes grandes, de plena maturação e elevada qualidade e filetes inteiros.Desde a inicial mercearia em plena baixa de Lisboa cuja principal atividade era vender conservas, à sua denominação como "Conserveira de Lisboa" em 1930, passando pelo auge do período de consumo de conservas (anos 60/70), onde este negócio florescia e se multiplicava a nível nacional, até aos nossos dias, muito evolui esta empresa, que teve desde logo a visão de criar 3 marcas distintas, Tricana (conservas de alta qualidade em azeite), Prata do Mar e Minor (conservas de qualidade para peixes menores).
Mantendo sempre a tradição e a história, em cada receita, na arquitetura do espaço e na decoração vincadamente de outra época, na imagem das conservas e no papel que as embrulha, pormenores que nos fazem viajar no tempo.
A Conserveira de Lisboa encontra-se agora também no renovado Mercado da Ribeira, no espaço Time-Out Lisboa.
Este setor tem um forte peso nacional e de exportação, conhecendo hoje um novo impulso. Soube adaptar-se muito bem às exigências e preocupações do mercado actual, relativamente às potencialidades dos alimentos naturais e aos seus benefícios para a saúde, tendências de consumo e necessidades dos consumidores nacionais e estrangeiros e sempre com a melhor qualidade.
Lisboa Arco da Rua Augusta; Vista do Miradouro:
