Descrição
O Licor Beirão, o licor mais nacional de portugal é fabricado actualmente na Quinta do Meiral na Serra da Lousã (distrito de Coimbra, Portugal).
Um licor delicado e aromático que conquistou o paladar dos portugueses desde o primeiro momento e agora conquista ainda mais apreciadores, além-fronteiras.
Com mais de 12 hectares, parte das plantas e sementes aromáticas utilizadas no seu fabrico localmente produzidas, permitindo desta forma um maior controlo da qualidade. Os restantes ingredientes são importados de locais tão distantes como a Índia, Sri Lanka, Brasil e Turquia, entre outros.
Notas de Prova
De cor âmbar e sabor equilibrado. Aromático, final herbáceo. Perfeito para tomar como digestivo,
A preparação tem como base uma dupla destilação de plantas (eucalipto, alecrim, canela, lavanda, entre outros) especiarias e sementes nativas e outros ingredientes importados de outras paragens (Brasil, Índia, Sri Lanka e Turquia). Feito sob uma fórmula secreta que tem passado gerações.
Ingredientes: água, álcool, açúcar, destilado de plantas e sementes aromáticas, caramelo. 22% Alcool.
História
Em finais do século XIX, um caixeiro-viajante de vinhos do Porto, de passagem pela Lousã, apaixonou-se pela filha de um farmacêutico, acabando o namoro em casamento. Na farmácia, para além dos medicamentos habituais, eram comercializados “licores naturais” segundo fórmulas antigas mantidas em segredo. Entretanto entra em vigor uma lei que proíbe a atribuição de propriedades medicinais às bebidas alcoólicas. Aproveitando a oportunidade, o jovem vindo do norte leva a cabo a autonomização da produção dos néctares, pelos mesmos processos artesanais, numa pequena fabriqueta.
Mas o nome do Licor Beirão não aparece por acaso. Em 1929 realizou-se um Congresso Beirão em Castelo Branco e o licor foi assim baptizado em homenagem ao encontro. São as dificuldades trazidas pela 2ª Guerra Mundial que fazem com que a fábrica seja vendida, em 1940, a um jovem natural da Lousã, José Carranca Redondo, que ali trabalhou durante algum tempo. Com pouco mais de vinte anos e entretanto casado, decide investir as suas poupanças comprando a casa e o segredo, dedicando-se de corpo e alma ao licor que passou a ser fabricado pela mulher. Desde então as vendas não pararam de crescer, tornando-se, na actualidade, num licor de grande sucesso.
Detalhes produto
Produtos similares









