Descrição
Os enchidos provenientes de Trás os Montes, são todos à base de carne de porco Bísara, valorizada atualmente como matéria-prima do fumeiro regional, desta região, todo ele certificado, com IGP e a carne de Bísaro transmontana de DOP. Região onde Vinhais detêm o titulo de “Capital do Fumeiro” é onde são realiza a principal feira anual do fumeiro. Uma feira que tem dinamizado a economia desta região e traz sempre milhares de visitantes.
O fumeiro desta região é muito completo e não faltam excelentes enchidos feitos de forma artesanal, como, a Chouriça, o Presunto, Chouriço Azedo e Doce, o Salpicão e o célebre Butelo que dá nome ao prato tipico “Butelo com Cascas” (feijão seco).
Cachaço Bísaro:A carne utilizada é devidamente condimentada com sal, vinho tinto ou branco da região, água, alho, colorau e louro. Deve consumir-se cru, depois de curado, em finas fatias.
A alheira é sem dúvida a atração gastronómica desta região, mas o fumeiro desta região é muito completo e não faltam outros excelentes enchidos feitos de forma artesanal, como a Alheira de Caça, a Farinheira, a Chouriça, o Presunto, Chouriço Azedo e Doce, o Salpicão e o célebre Butelo que dá nome ao prato tipico “butelo com cascas”.
Região de Trás-os-Montes:
Detalhes produto
Produtos similares









