Descrição
Venâncio da Costa Lima é a adega com mais prémios nos concursos de Moscatel, nacionais e internacionais. tendo este vinho Moscatel já alcançado estas medalhas.
Muscats du Monde 2021 - Prata
Muscats du Monde 2008, 2012, 2014, 2015 – Ouro
Muscats du Monde 2010 e 2011 – Ouro Top 10
Challenge International du Vin – Bronze
A Venâncio da Costa Lima é uma das adegas mais antigas da região de Palmela, com início de actividade em 1914. Sendo um negócio familiar, esta adega já vai na quarta geração. Produtora de Vinhos de Mesa, Vinhos Certificados (Regional Península de Setúbal e DO Palmela) e Moscatel de Setúbal, esta empresa mantém o seu objectivo: produzir vinhos actuais e modernos, mas mostrando sempre o perfil e as características de um vinho desta região. Produz também aquele que considera ser um dos ex-líbris de região – O Moscatel de Setúbal. Aperfeiçoando continuamente a arte de fazer vinho, esta empresa tem feito um percurso apoiado numa actualização tecnológica permanente, permitindo a evolução da qualidade dos seus vinhos. Reconhecida continuamente como produtor do Melhor Moscatel do Mundo, esta adega tem investido no seu portfolio, imagem e notoriedade, trabalhando diariamente para a construção de uma empresa actual e competitiva.
Na vinificação passa por uma curta fermentação em contacto com as películas, que é interrompida pela adição de aguardente vínica seleccionada. Segue-se período de maceração durante 5 a 6 meses, conseguindo-se uma extracção total de aromas e sabores. É depois trasfegado e as suas massas prensadas. Tem um estágio de 2 anos em depósito;
Na prova tem um aroma fino e delicado com notas de mel e flôr de laranjeira, com elegância na boca e final suave e
prolongado. Casta utilizada: Moscatel de Setubal ou Alexandria.
Prémios
Concurso Cidade de Coimbra 2002/2003- Gold
Concurso Muscats du Monde 2008 - Gold
Concurso Muscats du Monde 2010 - Gold (Top 10)
Challenge Internacional du Vin 2011 - Bronze
Concurso Muscats du Monde 2011 - Gold (Top 10)
Concurso Muscats du Monde 2012 - Gold
Certificação Sabor do Ano 2013
História
Terra de contrastes, o Concelho de Palmela estende-se ao longo de 460 quilómetros quadrados, entre o Parque Natural da Arrábida e a Reserva Natural do Estuário do Sado.
Grande parte da história desta região está profundamente ligada à vinha e ao vinho. Desde tempos remotos que se pratica a cultura da vinha, por a região reunir as condições adequadas de solo e clima para a produção de grande variedade de vinhos. A vila de Palmela, que recebeu o seu primeiro foral em 1185 (atribuído por D. Afonso Henriques), já fazia menções à vinha e ao vinho da região, confirmando sua importância e notoriedade. Localizada em Quinta do Anjo, no sopé da Serra do Louro, a Venâncio da Costa Lima é uma das empresas mais antigas da localidade. Aldeia de fortes tradições rurais, Quinta do Anjo é conhecida como terra de bom queijo, pão e vinho. Aqui, o vinho é um óptimo pretexto para conhecer gentes, saberes e sabores tradicionais.
Nesta aldeia estão instalados a maior parte dos produtores do famoso Queijo de Azeitão, produto de tipicidade impar, assim como da soberba manteiga de ovelha. Produz-se também um Pão Caseiro cozido em forno de lenha, bastante apreciado e ideal para acompanhar o famoso queijo.
Terra de sabores e iguarias, esta região é sem dúvida um desafio ao paladar!