Mel da Serra da Lousã - Conjunto de 12 frascos de 280g
Descrição
Este Mel proveniente da Serra da Lousã conta já com vários prémios, evidenciando a sua elevada qualidade.
Medalha de ouro em concurso nacional em 2013 e 2011, medalha de prata em concurso europeu entre outros prémios.
A Serra da Lousã, bem no centro de Portugal, usufrui de uma flora previligiada, ameno quanto ao clima, localizada fora dos grandes centros urbanos, onde, a actividade agricola ou industrial é praticamente inexistente.
A Apimel encontra assim na região centro um território excecional para a actividade apícola em pleno estado de pureza e diversidade ecológica.
Volvidos 30 anos desde a sua origem a Apimel conserva a matriz familiar da empresa, assumindo-se como o maior produtor de mel da Serra da Lousã, seu principal produto e imagem de marca. A Apimel tem sabido diversificar a sua oferta tirando partido das características florais da região, mantendo colheitas variadas de mel de flora autóctone da serra que representam as principais tipologias florais, da Região das Beiras: Mel de Urze, de Mil Flores, de Eucalipto e Rosmaninho.
Todos têm o seu sabor e aroma caracteristico e cada um as suas excelentes qualidades. Sugerimos uma combinação destes 5 sabores para o conjunto de 12 frascos no entanto poderá combinar os sabores que gostar mais ou que pretender oferecer aos amigos e familiares, enviando-nos um email com a sua propria seleção de sabores, imediatamente após a sua encomenda.
Meís disponiveis: Urze, Milflores, Rosmaninho, Eucalipto e Mel de Cortiço.
História
Conhecido desde a pré-história, mantém-se fiel à sua essência, sem praticamente qualquer intervenção humana no processo produtivo. O mel é um dos produtos mais naturais que podemos desfrutar e com múltiplas aplicações, tanto na gastronomia como na saúde. O mel era um produto largamente utilizado em Portugal mas a partir do sec. XV foi praticamente substituido pelo açúcar que vinha das plantações de cana-de-açúcar, introduzidas por Portugal no Brasil e na Madeira, ainda hoje bem sucedidas. A produção de mel em Portugal ocorre em todo o território, continente e ilhas. Existem nove denominações de origem geográfica de mel reconhecidas, é a grande aposta na qualidade. Na região Norte: o Mel de Trás-os-Montes, o Mel das Terras Altas do Minho e o Mel do Parque de Montesinho. Na região Centro: o Mel da Serra da Lousã e o Mel de Barroso. Na região de Lisboa: o Mel do Ribatejo Norte. Na região do Alentejo: o Mel das Serras do Guadiana, Mel do Alentejo. Na região do Algarve, o Mel da Serra de Monchique e de Portel. Na região dos Açores, o Mel dos Açores. Um produto, intrinsecamente ligado à natureza, vai sempre variar em qualidade e tonalidade de acordo com a flora, o clima e as abelhas de cada região e engloba espécies como o rosmaninho, o eucalipto, o girassol, a urze, o castanheiro e a laranjeira.
O mel português é reconhecido em todas as suas variantes como de grande qualidade, sendo o de rosmaninho o mais suave e o mais usado na mesa e na culinária.
Serra da Lousã