Descrição
Sobre o Vinho
A colheita de 2011 foi uma das melhores dos últimos 10 anos. Até final de Agosto tivemos um dos verões mais frescos dos últimos anos, que culminou com um Setembro e início de Outubro quente e solarengo. Isto deu origem a boas maturações.
Nos últimos 3 meses até à vindima praticamente não choveu, contribuindo para uma grande concentração.
Tintos excelentes, muito concentrados com taninos maduros de muita qualidade, cores vivas e carregadas, alcoólicos e aromáticos.
18 meses em barricas novas e usadas de carvalho francês. Uvas de vinhas velhas misturadas na vinha "field blend". Predominância das castas Touriga Nacional, Tinta Amarela, Tinta Barroca, Tinta Francisca, Tinta Roriz, Touriga Franca e Souzão, desenvolvidas em solos xistosos do Douro Superior.
Notas de Prova
Muito elegante e fino, estilo moderno que conserva toda a alma das castas autóctones do Douro. Aroma que conjuga harmoniosamente a grande concentração dos tintos do Douro e toda a sua complexidade, frutos silvestres, notas de esteva, especiarias, violetas muito expressivas e notas muito frescas de manjericão e bergamota. O longo estágio em barricas, permitiu obter um vinho de grande elegância aromática, onde os aromas do Douro não são mascarados pelo excesso de notas de barrica. Taninos muito suaves e bem maduros, fresco e aromático, muito elegante, com final invulgarmente longo.
Castas: Tinta Amarela, Tinta Barroca, Tinta Francisca, Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional, e Souzão de Vinhas Velhas.
Álcool: 14%
Origem
Uvas provenientes de vinhas plantadas no Douro Superior, a uma altitude média de 350 metros, as parcelas são escolhidas uma a uma em função da colheita, geralmente de vinhas com mais de 40 anos de idade, em geral plantadas em patamares com exposição predominante Nascente/Norte. Uma selecção de uvas que nos permite a obtenção de vinhos muito concentrados, muito aromáticos e ricos com grande capacidade de envelhecimento, de carácter gastronómico que representem bem o "terroir" do Douro Superior em toda a sua complexidade.
Na adega de São João da Pesqueira nasce assim este vinho a partir das melhores vinhas do Douro Superior. Castello d’Alba foi o primeiro vinho de Rui Roboredo Madeira - no ano 2000 – e desde sempre foi o reflexo das suas vivências e da sua visão sobre um novo Douro, combinando enologia de vanguarda com as castas autóctones de que são prova as 7 castas combinadas deste elaborado vinho, criando um estilo próprio, moderno e inovador.
Castello d’Alba nasceu da nova vaga que veio transformar para sempre a região - pelo menos como a conheciamos. Hoje é uma das marcas de referência do Douro, estando presente nos melhores restaurantes e hoteis.
Prémios
Eleito O Melhor Vinho do Douro pela Decanter 2013 - Regional Trophy
Concours Mondial de Bruxelles, 2013: Silver
Decanter World Wine Awards, 2013: Regional Trophy
International Wine Challenge, 2013: Bronze
Uva d’Ouro 2013 – Prémio Excelência
Sugestões Gastronomicas
Fantástico com presunto Ibérico, assados, caça, fumeiro e outros pratos de carnes escuras tipicamente mediterrânicos e muito intensos. Excelente com queijos curados de ovelha.
História
É no Douro Superior que se situa o Parque Arqueológico do Vale do Côa, com inúmeros testemunhos da ocupação ancestral desta região, desde a pré-história.
É com a ocupação pelo Império Romano que se inicia o desenvolvimento da cultura da vinha na nossa Região.
Em 1756, o Marquês de Pombal definiu e regulamentou o Alto Douro Vinhateiro, uma iniciativa pioneira que colocou a nossa região na vanguarda das regiões e denominações vinícolas contemporâneas, que ainda hoje inspira a organização de novas regiões vinícolas em todo o mundo.
A paisagem original era dominada por colossais escarpas sobre o rio Douro, e para a cultura da vinha o labor do homem transformou em socalcos edificados ao sabor das curvas de nível das encostas, suportados
por extensos muros de xisto. Tudo isto fez o Alto Douro Vinhateiro ser reconhecido como Património da Humanidade.
Douro Superior e Vinhas Velhas (Rui Roboredo Madeira)
Detalhes produto
Produtos similares









