Descrição
Sal Marinho é um dos magníficos e ancestrais produtos naturais de Portugal. O Sal Belamandil é proveniente da Ria Formosa, local considerado uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Apresenta-se numa embalagem muito pratica e atraente feita de materiais 100% portugueses que otimizam a conservação deste produto, como a cortiça (tampa).
Um produto ideal para oferecer ou para usar na sua cozinha.
Muitas vezes confunde-se Sal Marinho com Sal Marinho Tradicional, mas as suas diferenças são enormes e fáceis de identificar.
O Sal Marinho Tradicional, é produzido em pequenas salinas centenárias, utilizando métodos ancestrais. É um processo 100% natural, sem qualquer processamento, ou uso de aditivos químicos, utilizando somente a água do mar, energia solar e o trabalho do Homem.
O processo natural de cristalização é optimizado de forma a que a maioria dos minerais (cerca de 80) presentes na água do mar se mantenham presentes no sal, tornando-o num sal completo do ponto de vista nutricional.
Após a cristalização o sal é colhido à mão e é seco ao sol por um período mínimo de cinco dias para que a água remanescente evapore, maximizando assim a percentagem de magnésio e iodo contidos. A sua cor branca natural e humidade que possui, são algumas das características únicas deste Sal.
O Sal Marinho Tradicional é o condimento ideal para cozinhar os seus alimentos. A época produtiva do Sal Marinho Tradicional estende-se entre Maio e Setembro.
Sal do Mundo
Sal de Mina ou Sal-gema, apresenta uma composição próxima dos 99% de Cloreto de Sódio.
Sal de Maldon, é um sal produzido no Reino Unido e produzido através da evaporação de água em recipientes aquecidos com combustíveis fosseis, não sendo um processo nada ecológico.
Sal Cinzento (sel gris), trata-se de sal marinho tradicional originário de França, que possui uma cor cinzenta devido à diluição das lamas no sal.
Sal Marinho, o sal mais vulgar de todos, recolhido em salinas por máquinas e que posteriormente é lavado quimicamente, centrifugado, seco e por vezes branqueado.
Sal Refinado, Não provém directamente de salinas. É dissolvido e recristalizado a uma temperatura e pressão controladas em instalações industriais. Os cristais são constituídos exclusivamente por cloreto de sódio e são todos iguais. É seco pelo calor da combustão de derivados do petróleo e aditivado de antiaglomerantes, oxisilicato de alumínio, ferrocianeto de potássio.
Escamas de Sal (salt flakes), produto semelhante ao sal de Maldon, onde se recorre à queima de combustíveis fosseis.
Sal dos Himalaias, trata-se de Sal de Mina, com impurezas que lhe conferem a cor característica.
A Marca
Belamandil é um topónimo de origem muçulmana, Bellad Mandil (Terra dos Mandil). Mandil é também a denominação árabe para um véu que cobre a cabeça, estando associado a esta localidade uma lenda de uma princesa árabe e de um príncipe cristão.
Enquadrada num espaço singular, o parque Natural da Ria Formosa, a Necton empresa responsavel por este produto, tem no seu “código genético”, uma profunda e enraizada filosofia de preservação do meio natural, da biodiversidade e da defesa do património natural. Esses valores respiram-se na empresa e foram, inevitavelmente, sendo reconhecidos por prémios e certificações diversas.
Premios e certificações
A Ria Formosa foi considerada uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Esta distinção foi partilhada com a Floresta Laurissilva, a Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico, as Grutas de Mira de Aire, o Portinho da Arrábida, a Lagoa das Sete Cidades e o Parque Natural da Peneda Gerês na categoria de Zona Marinha de Portugal.
Este prémio enaltece assim a importância desta área protegida que possui uma elevada riqueza biológica e ecológica albergando no seu interior espécies endémicas e raras para a conservação afirmando-se como uma zona costeira singular e um referencial de sustentabilidade.
Historia
A Necton é a empresa responsável pela produção de Flor de Sal Belamandil. Desde 2005 que a Necton implementou o processo de HACCP, para todo o processo de Sal, desde a avaliação da qualidade da água até à expedição do produto final. A qualidade alimentar e a garantia de que o sal que comercializa respeita todas as normas em vigor, são factores essenciais para esta empresa Algarvia.
Com vista a possuir avaliações externas à qualidade dos seus produtos, a Necton possui diversas certificações que garantem o processo de recolha e a qualidade final do produto.
Certiplanet - certificação desde 2004
Kosher - certificação desde 2005
Eco-garantie - certificação desde 2007
Sativa - certificação desde 2009