Descrição
O Porco Preto alentejano, um projecto de recuperação, preservação e transformação num ambiente natural e propicio ao desenvolvimento desta raça Ibérica tipica do Alentejo. A transformação artesanal do porco preto e a valorização desta matéria-prima desde a origem com um grande impacto no produto final é o projecto ambicioso da Montaraz.
Localizada na vila de Garvão no baixo Alentejo e inaugurada em 2007, a Montaraz já coloca os seus presuntos e enchidos de porco alentejano por todo o pais e alem fronteiras.
O porco preto é por si só uma das jóias gastronómicas de Portugal mas na Montaraz acresce o peso de “saber fazer” já que o projecto nasceu de uma associação de produtores desta raça autóctone que quis fazer mais do que escoar a matéria-prima para as indústrias de transformação espanholas e assim dotaram a região de uma unidade industrial que pudesse criar valor económico, social e cultural à região, assegurando a continuidade de uma raça nativa e de elevada qualidade.
A paixão pelos sabores tradicionais em receitas antigas resultou num portefólio de produtos de elevada qualidade onde surgem iguarias premiadas como o Paleta Montaraz e o Presunto de Santana da Serra, ambos ostentam o selo de Identificação Geografica Protegida.
Sediada em Ourique, capital do porco preto, a Montaraz produz em modo biologico com 15 dias de cura, os chouriços, farinheiras e os restantes enchidos entre 60 a 90 dias de cura. Na categoria de enchidos, a Piaola, a Cupita e o Paio são os produtos de excelência.
Os produtos da Montaraz são certificados e todos confecionados em modo biológico, curados a temperaturas controladas, expostos ao microclima da região da Serra de Santana. Um clima único e apropriado a uma cura de extrema qualidade, resultando em presuntos e enchidos singularmente saborosos.
Os porcos de raça alentejana Montaraz de Garvão são criados em regime extensivo em montado de azinheiras e sobreiros em total liberdade durante 18 a 24 meses, percorrem 2 a 3 ha por dia, na busca de alimentos disponíveis, bolota e pasto. Este ambiente e as tecnicas utilizadas são o segredo que confere o sabor tão especial a esta carne e os seus laivos marmoreados.
Sabores únicos e delicados feitos de receitas tradicionais de cura lenta em microclima de montanha. Cura natural sem fumo e com pouco sal garantindo produtos mais saudáveis.
Paiola de Porco Preto - feita a partir de presa de porco, zona do cachaço 150g
Detalhes produto
Produtos similares









