Registo  |  Pedidos  |  Login

  
  
 Imagens Linguiça de Porco Preto Beloteiros IGP +-150g (2 uni.)

  • Imagens Linguiça de Porco Preto Beloteiros IGP +-150g (2 uni.)
  • Imagens Linguiça de Porco Preto Beloteiros IGP +-150g (2 uni.)
  • Imagens Linguiça de Porco Preto Beloteiros IGP +-150g (2 uni.)
  • Imagens Linguiça de Porco Preto Beloteiros IGP +-150g (2 uni.)
     


Linguiça de Porco Preto Beloteiros IGP +-150g (2 uni.)

Preço: 8 €

Disponível

O preço inclui a taxa IVA 23%, O custo de entrega não é incluído

Uma tradição ancestral que a região do Alentejo, conseguiu trazer até aos nossos dias, a alimentação e criação do Porco Preto, a bolotas, tornou-se hoje em dia um simbolo de sustentabilidade, a par da riqueza do sabor conferido aos produtos finais. De tal forma que já há paises a replicar este processo.

Um produto gourmet delicioso, indicado para assar num assador de barro tipico portugues ou colocar em pratos que vão ao forno.O sabor da carne de porco preto, nesta linguiça, dá uma dimensão unica de sabores e aromas.

Os Beloteiros tem origem em Arronches, no Alto Alentejo, distrito de Portalegre. Desde 2005 que iniciaram a sua actividade, transformando a deliciosa carne de Porco Preto (unicamente alimentada a bolota) em produtos finais de elevada qualidade.  A certificação IGP de Portalegre obriga a
um rigoroso controlo por uma entidade externa que garante o cumprimento, dos ingredientes, do receituário e das formas de produção que caracterizam a tradição desta região do nosso país.

Linguiça Beloteiros: confecionada com sal, alho, água, carne de porco preto e sua gordura, pimentas e massa de pimentão 


Entre todos os enchidos portugueses independentemente onde eles são feitos existe uma hierarquia de sabores/preços, onde o Presunto de Porco Preto é o rei, não é barato mas vale seguramente a experiência, o Chouriço é o mais popular e entre os dois, existem uma serie de outros excelentes enchidos, a Paiola, o Painho, Paio do Lombo, Linguiça (chouriço fino), a Morcela e a deliciosa Farinheira com o seu sabor forte, entre vários outros.

O Porco Preto é tambem chamado de Pata Negra ou Jimão como lhe chamam em Olivença (fronteira com Espanha).

À maneira portuguesa o Chouriço, a Linguiça e a Morcela assam-se numa canoa de barro com alcool até ficarem com a pele tostada, tambem se comem naturais, em fatias finas, com exceção da Farinheira e da Morcela que pode ser cozida ou grelhada mas inteira, delicadamente picada. A farinheira também pode ser feita no forno, um prato delicioso e menos gorduroso. O Chouriço e a Linguiça podem e devem entrar na confeção dos pratos e misturados com os outros alimentos dando-lhes um sabor muito especial e ligeiramente picante.


História

O Porco Preto é uma raça específica alentejana. Uma raça histórica que remonta ao período do Império Romano, posteriormente cruzada com os javalis selvagens existentes em Portugal.
Os segredos da elevada qualidade desta carne, deve-se à liberdade de pastagem e sobretudo à alimentação natural da zona.
O Alentejo com as suas vastas áreas de montado de azinheiras e sobreiros, reúne condições ímpares para a criação do Porco Preto Alentejano. Percorrendo cerca de 2 a 3 ha por dia, na busca de bolotas em total liberdade durante 18 a 24 meses.
A bolota rica em ácido óleico é responsável por proporcionar a untuosidade à carne, tornando-a macia e rica desfazendo-se na boca em inconfundíveis aromas e sabores.
O presunto é uma fonte proteica de alto valor biológico, pode substituir, sem problemas nutricionais, as carnes frescas de vaca, ovelha e porco e é indicado em todas as idades. Segundo alguns estudos, o presunto de bolota é o mais rico em ácido oleico e por isso a sua gordura é saudável. Não tem colesterol mau, regula o colesterol bom e tem muitos minerais e vitaminas.
Na cura desta carne, em secadeiro natural o clima da região proporciona o excelente produto final.

Região do Alentejo:

 

 

 


Detalhes produto


Categoria: Linguiça

Peso produto: 0.45 kg.



Produtos similares


O reconhecimento de Denominação de Origem Protegida (DOP) e Identificação Geografica Protegida (IGP), para a carne de Porco Preto, deram-lhe a dignidade merecida, até porque esta raça só existe no sudoes...
7,50 €
  
  

  

Newsletter

 
Receba informação sobre os produtos premiados, as origens, os melhores sabores e promoções especiais.