Descrição
A Flôr de Sal, é recolhida através de um processo natural de cristalização, colhida e selecionada à mão e seca ao sol por um período mínimo de cinco dias para que a água remanescente evapore e posteriormente são embaladas, mantendo o sabor e humidade do mar. É assim otimizado de forma a manter a maioria dos minerais contidos nesta finissima pelicula de cristais de sal quebradiços que flutuam à superfície das salinas, tornando-o completo a nivel nutricional. Um sal de cor branca cristalino de caracteristicas únicas.
De facto qual a razão para usarmos um sal que foi refinado, tendo-lhe sido retirados os elementos naturais e importantes para a saúde? A "fina flôr" do sal é, por norma, utilizada em saladas, pratos já confecionados ou grelhados, conferindo-lhes um requintado toque final afinando o tempero, substituindo de forma nutricional, o uso do sal processado.
Ainda faz um excelente tempero misturada com ervas e cascas de citrinos secas, trituradas é a Flor de Sal Aromática. O Sal Artesanal e a Flor de Sal da Ria Formosa (Tavira), são produtos DOP certificados e têm ganho prémios por anos consecutivos.
Caixa Flôr de Sal Marinho DOP de Tavira 500g
História
A extração de sal em Portugal remonta ao tempo dos fenícios no século IX, onde o método de colheita, era muito semelhante ao atual. A extensão da costa portuguesa exposta aos ventos e ao sol foi desde sempre favorável à exploração de sal e desenvolvimento de salinas. Uma situação geográfica priviligiada em comparação com outros países europeus ou mesmo não europeus.
Ao longo do Sado, perto de Lisboa, chegaram a existir mais de 400 salinas que serviram de trocas comerciais entre Portugal e os países do norte da Europa, muito dependentes deste produto para a conservação do peixe e da carne.
As Salinas da Ria Formosa em Tavira, são consideradas "salina modelo", não só pelo modo de divisão na implantação no terreno como pelos processos de produção e colheita utilizados.
Salinas de Tavira:
Detalhes produto
Produtos similares









