Registo  |  Pedidos  |  Login

  
  
 Imagens Bolo de Mel da Madeira 500g

  • Imagens Bolo de Mel da Madeira 500g
  • Imagens Bolo de Mel da Madeira 500g
  • Imagens Bolo de Mel da Madeira 500g
  • Imagens Bolo de Mel da Madeira 500g
  • Imagens Bolo de Mel da Madeira 500g
     
Pin It


Bolo de Mel da Madeira 500g

Preço: 9,20 €

Disponível em 1-2 dias após o pedido

O preço inclui taxas, o preço não inclui o custo da entrega.

O Bolo de mel de cana-de-açúcar é o resultado do cruzamento entre uma planta doce e plantas aromaticas como as especiarias, uma fusão de influências culturais, geográficas e históricas numa iguaria a não perder.
O Bolo de Mel de cana-de-açucar da Madeira é o mais famoso e antigo da doçaria madeirense com uma influência notória no Christmas Pudding, bolo tipico de Inglaterra, feito no Natal.
Bolo de Mel da Fábrica Chábom, 500g
Ingredientes: Farinha, açucar de cana, mel de cana, frutos secos e cristalizados, gordura vegetal, especiarias e fermento.


Origem
Este bolo surgiu nos tempos áureos da produção de açúcar nesta ilha e na sua confeção estão incluidas especiarias pelo que poderá ter surgido na época das especiarias vindas do Oriente, depois de descoberto o caminho marítimo para India pelos portugueses Fala-se ainda de influência britânica nesta receita, dada a secular presença inglesa na ilha da Madeira e a grande semelhança deste bolo com o tradicional pudim de Natal das ilhas britânicas.
Independentemente da sua origem um bolo que tinha uma confeção por ano, por ocasião do Natal, feito no início de dezembro para estar pronto a comer no Natal (ganhando uma certa humidade) e cujo sucesso determinou que estivesse disponível o ano inteiro, pois conserva-se bastante bem, durante muito tempo e tem muita procura.
Este famoso Bolo de Mel, tem a sua maior expressão na antiga Fábrica de Santo António, localizada no Funchal, na ilha da Madeira. Esta fábrica é uma das mais antigas fábricas artesanais portuguesas nascida no Funchal há mais de 120 anos (1893) e que se manteve desde sempre na mesma família. Apostada na qualidade superior dos produtos e na diferenciação.
O Bolo de Mel da Madeira é uma das especialidades desta casa e o que alcança as maiores vendas.
Actualmente é feito também noutras pastelarias de cariz familiar, respeitando a receita antiga e o grande valor tradicional que este bolo adquiriu.
Embrulhado em papel vegetal ou celofane e guardado em caixas, hoje é possível consumi-lo durante todo o ano.

História
Atribui-se ao Convento de Santa Clara do Funchal o início da sua produção, ao que se sabe, desde o século XVII. Convento edificado em honra da abadessa, Isabel de Noronha, neta de Gonçalves Zarco, capitão destas Ilhas, que em 1419 e 1420, chegou a Porto Santo e à Madeira, onde colocou a bandeira Portuguesa.
Tradicionalmente este bolo de mel era preparado a 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, para estar presente na mesa, no dia de Natal.
A cana-de-açúcar, importada de Sicília, foi cultivada na ilha da Madeira a partir da 2ª metade do séc. XV, a produção da cana-de-açúcar e seus derivados (açucar, mel e aguardente de cana) tornou-se uma atividade basilar no desenvolvimento e prosperidade da Madeira, afirmando-se até como, o melhor do mundo, segundo opiniões de especilistas ede tal forma foi importante nesta época que o brasão da cidade do Funchal, ostenta e guarda como armas, cinco pães de açúcar, até hoje.
Dos 33 engenhos criados, apenas cinco, testemunham hoje a continuidade desta cultura secular, fazendo desta cana doce, um património intemporal da Madeira.

Ilha da Madeira:

Segue o álbum do(a) Deli Portugal Portuguese Convent Pastryno Pinterest.



 


Detalhes produto


Categoria: Doces Conventuais

Peso produto: 0.65 kg.



Produtos similares


Este bolo de origem conventual, deverá ter surgido num convento nos arredores de Ovar. Sabe-se que a sua confeção é anterior ao século XVIII....
13,50 €