Registo  |  Pedidos  |  Login

  
  
 Imagens Bísaro Tábua de Enchidos (Salpicão, Lombo, Salsichão, Presunto) 200g

  • Imagens Bísaro Tábua de Enchidos (Salpicão, Lombo, Salsichão, Presunto) 200g
  • Imagens Bísaro Tábua de Enchidos (Salpicão, Lombo, Salsichão, Presunto) 200g
  • Imagens Bísaro Tábua de Enchidos (Salpicão, Lombo, Salsichão, Presunto) 200g
  • Imagens Bísaro Tábua de Enchidos (Salpicão, Lombo, Salsichão, Presunto) 200g
  • Imagens Bísaro Tábua de Enchidos (Salpicão, Lombo, Salsichão, Presunto) 200g
     
Pin It


Bísaro Tábua de Enchidos (Salpicão, Lombo, Salsichão, Presunto) 200g

Preço: 10,50 €

Stock limitado

O preço inclui taxas, o preço não inclui o custo da entrega.

A carne de porco Bísaro é fruto de uma raça de características únicas e criação em regime extensivo com uma alimentação selecionada. O que resulta em produtos de elevada qualidade com proporção de gordura perfeitamente equilibrada, conferindo um aspeto marmoreado de aroma e sabor inconfundível. 

 
Origem
O porco Bísaro é um produto de origem céltica foi posteriormente cruzado com o porco ibérico. Confecionada ou conservada em enchidos é desde sempre um elemento fundamental na dieta alimentar das populações transmontanas. É uma raça autóctone, criada com uma alimentação baseada em produtos naturais, típicos desta zona como a castanha, o que permite a obtenção de uma carne de excelente qualidade, suculenta e saborosa.
A tradição na confecção dos alimentos que tem passado de geração em geração, a guarda de animais perto de casa e nomeadamente o porco como sustento da família, a qualidade da carne de Porco Bísaro, a adaptabilidade desta raça e o clima rigoroso, próprio de Trás-os-Montes fizeram desta raça um bem inestimável das populações locais.
O Porco Bísaro é parte da herança biológica, económica e cultural de Trás-os-Montes. Durante séculos, associado às zonas mais pobres e rurais do país esta raça chegou a existir desde o Norte do país até ao rio Tejo, quase sofreu a extinção mas hoje não corre perigo e a sua descendência está bem assegurada.
Os enchidos provenientes de Trás-os-Montes, são todos à base de carne de porco Bísara, valorizada atualmente como matéria-prima do fumeiro regional, desta região, certificado com IGP e DOP.
Em Trás-os-Montes Vinhais detêm o título de “Capital do Fumeiro” aqui realiza-se a principal feira anual do fumeiro. Uma feira que tem dinamizado a economia desta região e traz sempre milhares de visitantes.
O fumeiro desta região é muito completo e não faltam excelentes enchidos feitos de forma artesanal, como, o Presunto (12 a 30 meses de cura, uma das especialidades Bísaro), Lombo Bísaro, Lombo do Cachaço, Salpicão, Salsichão, Chouriço Azedo e Doce e o célebre Butelo que dá nome ao prato típico “Butelo com Cascas” (com feijão seco).

 

Bísaro Tábua de Enchidos
- Salpicão curado durante 5 meses, é constituído exclusivamente por pedaços de Lombo. É um enchido curado a lenha e deve ser consumido cru.
- Lombo do Cachaço curado durante 5 meses, é feito a partir da condimentação de uma peça única do lombo do “pescoço”. Um cuidadoso processo de tratamento que resulta num sabor intemporal.
- Salsichão, curado de forma natural durante 5 meses, é um produto de aroma intenso e textura aveludada que se traduz num paladar rico e prolongado. Composto a partir de carne magra e barriga de porco.
- Presunto com 12 meses num processo de cura natural que lhe atribui um paladar e textura distintos.
Produtos temperados com alho, sal, louro, colurau e pimenta.
Validade de 6 meses


História
A região de Trás-os-Montes foi o berço de Portugal mas devido à sua situação geográfica e climática, viveu isolada durante séculos. Agarrada às suas tradições mais rurais, construiu o seu próprio dialecto, o Mirandês e viu parte da sua população jovem a deslocar-se para as grandes cidades, procurando melhores condições de vida.
A partir dos anos 80/90 com as auto-estradas e as vias rápidas, Trás-os-Montes ficou mais acessível e próxima do resto do país. Evoluindo com as reformas industriais e agrícolas, acompanhando a evolução do país mas não perdendo nunca as suas tradições culturais, históricas e gastronómicas tão genuínas em vez disso soube perpetua-las, valoriza-las e aperfeiçoa-las de acordo com os gostos mais modernos e exigentes.
A região transmontana divide-se em “terra fria” e “terra quente”, nome dado devido às grandes diferenças de temperatura de um conjunto de zonas em relação a outras, no próprio domínio territorial. Segundo o dito popular são "nove meses de inverno e três de inferno" que identificam a Terra Fria, longos e frios invernos, seguidos de verões curtos e quentes, sem transição. No entanto qualquer uma destas “terras” é célebre pela sua gastronomia e muitos visitantes tornam a voltar pelos seus pratos tentadores e cheios de história.
A produção de produtos à base de carne de porco Bísaro está protegida e delimitada aos concelhos de Bragança e Vila Real.

 

Região de Trás-os-Montes:

  

 

 


Detalhes produto


Categoria: Fumeiro Premium

Peso produto: 0.30 kg.



Produtos similares


A seleção dos melhores enchidos premiados do Fundão. Uma seleção de enchidos feitos de forma artesanal, muito saborosos e de elevada qualidade do fumeiro das...
16,50 €